Entomologia

Dentro da área de Entomologia, as interações podem ser através de pesquisas para o manejo de pragas no sistema de produção soja, milho e algodão, e outras culturas que fazem parte do sistema de produção do estado do Mato Grosso.

Como também, estudos específicos de eficácia de controle para cada espécie de praga e a cultura relacionada, com foco em produtos químicos, biológicos e comportamentais.

Lúcia Vivan

Pesquisadora

Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual de Londrina (1994). Mestre em Fitossanidade pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999). Doutora em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (2004). Pós-doutorado em Entomologia pela ESALQ (2010). Atualmente é pesquisadora da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso. Tem experiência na área de Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioecologia das principais pragas de ocorrência no cerrado, manejo integrado de pragas em soja, milho e algodão, pragas de solo, ecologia de insetos em culturas transgênicas, controle biológico

Mariana Ortega

Pesquisadora

Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2013). Mestre (2014-2016) e Doutora (2016-2020) em Agronomia pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Escola de Agronomia-UFG, área de concentração Fitossanidade, com ênfase em Entomologia. Tem experiência com biologia e ecologia de insetos, manejo integrado das principais pragas de ocorrência nas culturas soja, milho, algodão e tomate na região Centro-Oeste. Atualmente é Pesquisadora na área de Entomologia da Fundação MT, atuando principalmente no manejo integrado de pragas nos sistemas de produção soja-milho e soja-algodão.