Fitopatologia e Biológicos

A Fitopatologia realiza mais de 200 ensaios a campo a cada safra nos CADs da Fundação MT, que contam com diferentes cenários de doenças tanto na soja, quanto no milho e algodão. Os ensaios são realizados a fim de encontrar estratégias de manejo e tecnologias que venham a contribuir com o sistema de produção, refletindo em maior controle de doenças. Para aprimorar ainda mais a nossa interação e a troca de conhecimento, oferecemos rodadas técnicas dentro das nossas estações de pesquisa e até mesmo na sua propriedade, palestras e treinamentos de diferentes temas relacionados à área de doenças de plantas.

O setor de Biológicos tem por objetivo realizar pesquisas agronômicas que envolvam a utilização de produtos biológicos, seja para o controle de pragas, doenças ou nematoides, bem como indutores de resistência e promotores de crescimento de plantas, e suas interações dentro de diferentes sistemas produtivos.

João Paulo Ascari

Engenheiro Agrônomo (2011-2015) e mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (2015-2017) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Doutorado em Fitopatologia (2017-2021) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalhou com epidemiologia de doenças de plantas e controle químico com fungicidas visando o manejo de doenças do algodão e da soja.

Mônica Müller

Pesquisadora

Engenheira Agrônoma e mestre em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, doutora em Proteção de Plantas pela Universidade Federal do Paraná com parte dos seus estudos e experiência profissional na Alemanha pela empresa BASF SE. Dedicou mais de seis anos de atividades voltadas para o controle de doenças da cultura da soja a campo, e estudos laboratoriais com ênfase em resistência de patógenos aos fungicidas.

Circuito do Conhecimento