Como realizar a destruição das soqueiras de algodão?

24 ago, 2021

A planta de algodão apresenta o ciclo perene, portanto, continua a se desenvolver mesmo após a colheita. Por essa razão, é de extrema importância na cotonicultura realizar a destruição da soqueira do algodão.

Essa prática é imprescindível para evitar a competição das tigueras de algodão com a cultura seguinte, que na grande maioria das vezes é a soja. Além do aspecto da competição, há o aspecto legal do vazio sanitário do algodão, onde a destruição de soqueira evita que pragas e doenças se desenvolvam na área e promovam “ponte verde” às novas safras de algodão. A destruição de soqueira possibilita a redução de mais de 70% da população dos insetos-praga que poderiam sobreviver no período da entressafra.

Escolher o melhor manejo para a destruição da soqueira, é fundamental, e por isso, separamos as principais características para auxiliar na tomada de decisão:

Manejo Mecânico - Nesse método são utilizados implementos agrícolas para que os restos culturais sejam roçados e triturados. De forma geral, essa é a primeira etapa da destruição dos restos culturais, independente do procedimento que venha ser utilizado.

Manejo Químico - É o método mais utilizado entre os cotonicultores associado ao método mecânico. É realizado com o uso de herbicidas auxínicos (2,4-D, tryclopir e dicamba) e inibidores da protox (carfentrazone e saflufenacil), utilizados de forma isolada ou associada. Há necessidade de se fazer aplicação sequencial para obter maior controle da soqueira.

Método Cultural – Proporcionar condições ideais de estabelecimento e desenvolvimento da cultura sucessora é uma estratégia que auxilia no controle da rebrota e inibe o desenvolvimento inicial de plantas sobreviventes de algodão.

Lucas Barcellos – Pesquisador da área de Matologia

Confira mais informações no nosso aplicativo https://bit.ly/3ijJSGG