loader
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Política de privacidade
ACEITAR E FECHAR

Gergelim nos sistemas de produção

23 jan, 2023

O gergelim foi introduzido no Brasil durante a colonização portuguesa e nos últimos anos seu cultivo tem crescido bastante. O estado onde mais se planta o cereal é o Mato Grosso. Segundo o último levantamento realizado pela Embrapa, a área plantada na safra 2019/2020 foi de 175 mil hectares com uma produção de 95,8 mil toneladas. O destaque é para as cidades de Água Boa e Canarana. Com esse protagonismo aumentando, a Fundação MT também acredita na importância de levar informações sobre a cultura à classe produtora.

Recentemente, pesquisadores da instituição apresentaram dados de estudos sobre “Influência do gergelim no sistema de produção soja/milho”. Antes de falar diretamente desse cenário, é importante explicar um pouco sobre o próprio cultivo. O solo, por exemplo, precisa ser bem drenado, visto que a cultura tem pouca tolerância ao encharcamento. Já solos de texturas extremas (muito argilosos e arenosos, >60% e <10%, respectivamente) não são recomendados. Segundo o pesquisador da área de Solos da Fundação MT, Felipe Bertol, o gergelim é um cultivo que se adapta bem a áreas de texturas mais leves, onde geralmente o agricultor necessita rotacionar mais as culturas devido a presença de nematoides e, por ventura venha ocorrer janela de semeadura desfavorável para o cultivo do milho.

Com relação aos nutrientes demandados por essa cultura e que os produtores devem estar atentos, de acordo com a Embrapa, para a produção de 1000 kg/ha de gergelim é demandado 50 kg/ha de nitrogênio, 14 kg/ha P2O5 e 60 kg/ha de K2O. Mas, dentro dos sistemas produtivos do Cerrado (soja/milho e soja/algodão), nutrientes como fósforo e potássio estão em quantidades adequadas e não há necessidade de se aportar a cultura (desde que a análise de solo tenha níveis adequados de tais elementos). O pesquisador da Fundação MT diz ainda que dentre os micronutrientes, o Boro tem funções fisiológicas que ajudam o cultivo do gergelim.

Para o especialista em solos ainda não está muito claro o benefício do gergelim para o sistema de produção, mas é fato que o encaixe produtivo desta planta muda a população de pragas e a perpetuação de diferentes doenças. Há também benefícios quanto à mitigação de alguns fitonematoides. A pesquisadora de nematologia, Juliana Nunes, explica que a cultura do gergelim não é hospedeira de nenhum dos nematoides de importância econômica para o sistema soja - milho, soja - algodão, sendo assim, podemos dizer que ele contribui para o manejo desses fitoparasitas no Cerrado mato-grossense.

Durante o dia de campo da instituição em Nova Mutum-MT, os pesquisadores apresentaram resultados de ensaios que mostram o potencial do gergelim para o manejo dos nematoides Meloidogyne incognita, Meloidogyne javanica, Pratylenchus brachyurus e Rotylenchulus reniformis, já que todas as cultivares testadas obtiveram fator de reprodução inferior a 1, isto significa que a cultura é capaz de reduzir a população existente no solo.

A Fundação MT sabe que é difícil para o produtor trocar as culturas que ele já cultiva por conta de problemas com nematoides. Desta forma, gergelim se torna uma alternativa para esses casos, por se tratar de uma cultura rentável e capaz de reduzir a população de nematoides existente na área, favorecendo assim, a cultura que será instalada posteriormente.

Continue atualizando seus conhecimentos, através dos nossos conteúdos. Acesse também nosso aplicativo, baixe no Play Store ou App Store. Boa leitura!

 

image close